::: Quer Saber? :::
:: Publicidade
::::: O básico
::::: Campanha
::::: Conceituando
::::: Criatividade
:: Agência
::::: O básico
::::: O que é?
::::: Estrutura
::::: Briefing
:: Mídias
::::: Televisão
::::: Rádio
::::: Impressos
::::: Cinema
::::: Internet
::::: Mídia Externa
:: Marketing
::::: O que é
:::::
Esportivo
::::: de Interrupção
:: Merchandising
::::: O que é
:::::
PDV
:: Subliminar
::::: O que é?
::::: Como funciona
::::: Tipos de...
::::: Cores
::::: Exemplos
:: Design
::::: O que é?
::::: Exemplos
:: Cases
::::: O que é?
::::: Caldo Maggi
::::: Delícia
:: Curiosidades
::::: Diversas
::::: Glossário
::::: Eu, etiqueta
::::: Curtas
::::: Cultura Inútil

 

 

 Agência de Publicidade 

       No Brasil, segundo a Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de publicitário, a agência de propaganda é pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária, que estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, como objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições.

        Embora a Lei não faça distinção, tecnicamente atribuem-se significados diferentes aos termos "propaganda" e "publicidade". A primeira é a divulgação de idéias e atitudes com finalidades políticas dirigida basicamente ao cidadão. A Segunda é uma técnica de persuasão inserida na atividade global de marketing, com o objetivo de induzir o mercado potencial a preferir determinada marca ou produto.

        Na primeira metade do século passado, na Inglaterra e nos EUA, havia corretores de propaganda que recolhiam anúncios dos comerciantes e os colocavam nos jornais e revistas, recebendo destes uma comissão. Com o passar do tempo, esses corretores foram ampliando o âmbito de suas atividades e contratando o serviço de outros profissionais, como redatores e desenhistas.

        No início do século XX, surgia nos EUA a American Association of Advertising Agencies (AAAA), primeiro órgão de classe a reunir os empresários dessa profissão. Hoje existem várias entidades de classe internacional, entre elas, a International Advertising Association.

      A atividade publicitária é atualmente uma das mais representativas no setor terciário da economia brasileira. O ensino da propaganda, que em 1957 contava com apenas uma escola em São Paulo, é hoje ministrado em inúmeras faculdades em todo o Brasil.

 

 
Notícias Vip

 
Se você quiser
receber notícias Vip,
cadastre-se:

 

O 1º Portal Catarinense de Publicidade e Propaganda