::: Menu :::
:: Colunas
:: Artigos Técnicos
:: Vip Links

 

 

 Artigos Técnicos 

       O que é um Bureau de Fotolitos?

       Bureaus de fotolitos são empresas que possuem equipamentos e mão de obra especializada na produção de materiais gráficos na área de pré-impressão.

       Toda a qualidade de um Bureau está diretamente relacionada aos equipamentos que ele possui, como por exemplo:

  • Computadores de última geração: plataformas Mac e PC;
  • Softwares mais utilizados no mercado, sempre atualizados;
  • Scanner de alta resolução óptica;
  • Provas de cor Digital e Cromalim;
  • Imagesetters;
  • E o principal: o suporte técnico oferecido a seus clientes.

       O simples fato de estar equipado com equipamentos de última geração não é o bastante para garantir a qualidade dos serviços. É imprescindível um bom suporte com acompanhamento técnico, pois os trabalhos gráficos normalmente nascem fora dos Bureaus, cabendo a ele mostrar os caminhos e soluções para que aquela incrível criação que levou semanas para ser idealizada, passando por inúmeros olhos críticos, torne-se um arquivo digerível pelos Rips Postscrit das Imagesetters (geradoras de fotolitos).

       Poucos são os clientes que fornecem seus trabalhos prontos para a geração dos fotolitos. Podemos dizer que este é, atualmente, o maior problema enfrentado pelos Bureaus. Por este motivo, muitas idéias criativas maravilhosas acabam gerando impressos de baixa qualidade.

       Não cabe ao Bureau criticar a criação, mas sim, identificar os problemas assim que o arquivo chega em suas mãos, buscando formas de solucioná-los para que o resultado final fique dentro das expectativas de seu cliente.

       Profissionais de criação e arte-final devem ter consciência de que geralmente o que se vê na tela do computador ou em uma prova impressa em jato de tinta, não é a realidade de seu arquivo. Muitas vezes estes equipamentos mascaram os problemas que podem acontecer posteriormente na impressão final em gráfica. Por isto, é sempre aconselhável solicitar ao Bureau de fotolitos uma prova de cor, pois esta sim, retratará com fidelidade as condições de seu arquivo/impresso.

       Por estes motivos podemos dizer que um Bureau não vende apenas fotolitos, mas sim, ele é um integrante ativo e determinante em todo o processo de pré-impressão, tendo como objetivo principal garantir a excelência e a qualidade dos impressos finais de seus clientes.

       
Numa próxima oportunidade, entraremos mais a fundo em alguns itens de suma importância no processo de geração de fotolitos e provas de cor.

Haroldo Corrêa
Bureau de Pré-impressão
Clicheria Blumenau

 
Notícias Vip

 
Se você quiser
receber notícias Vip,
cadastre-se:

 
O 1º Portal Catarinense de Publicidade e Propaganda