::: Menu :::
:: Colunas
:: Artigos Técnicos
:: Vip Links

 

 Deu na Telha 


       Educar - Tarefa de todos

       Não é de hoje, que sabe-se que uma sociedade só cresce com educação. O que é educação, onde ela começa e onde termina, são assuntos que poderiam levar à horas de discussões. Alguns dizem que educação se faz na escola, outros, que ela vem de casa, outros dizem que é a sociedade que coloca na cabeça do povo o que ela quer que as pessoas pensem. A vida é um processo contínuo do aprendizado. Ninguém sabe tudo. Diria que a educação é formada por todos os aspectos acima citados e ainda pelo esforço próprio de cada um.

Quero levantar aqui um momento de reflexão à respeito da educação:

       A educação escolar sofre com o desagrado dos professores em relação às condições de vida que o governo lhes oferece. Por muito tempo, as escolas sofreram com a falta de merenda escolar, talvez hoje, um problema parcialmente resolvido. E os alunos? Como estão? Aprendendo? Estudando? Mostram-se interessados? Ou seus desejos os levam apenas ao intervalo para fumar um baseado, cada vez mais presente na vida de nossas crianças e adolescentes? Ou talvez, mal podem esperar o fim da aula para tirar seu soco inglês de dentro da bolsa e simplesmente moer o rosto daquele que o encarou no intervalo? Pode ser um tanto agressivo este comentário, mas tenha certeza de que em muitas cidades e muitas escolas se vive esta realidade. A triste realidade dos pais, que dramaticamente aguardam seus filhos do lado de fora dos portões das escolas, afim de protegê-los do ataque dos marginais. Onde está o culpado? O que está acontecendo com a sociedade que nos leva a cada vez mais termos tais cenas de decadência?

       Desenhos animados já não despertam mais o interesse de nossas crianças se não contiverem cenas de violência. Nem mesmo Tom e Jerry, desenho aparentemente inocente, direcionado ao público infantil, consegue deixar de ser violento. Praticamente todos os jogos de vídeo game e computador trazem a violência diante dos olhos de nossas crianças, e o que é pior, permitem que elas interajam em tal violência.

       No cinema de hoje, é raro um filme não conter cenas de sexo ou violência. Qual é a educação que estamos dando, ou melhor, que a sociedade está incutindo na cabeça de nossas crianças? O que será melhor para elas? Deixar que vejam o sangue escorrido no chão após uma cena de morte, deixar que vejam uma criança segurando como se fosse um troféu, a cabeça decapitada de uma pessoa de uma etnia diferente?

       Infelizmente estas cenas chocantes que provocam arrepios somente de se pensar, são cenas que constantemente encontramos em nossas revistas impressas e noticiários televisivos. A mídia cada vez mais sensacionalista, apela a todo tipo de imagem marcante de desgraça, para obter "ibope". E o que tem a mídia com isso? A mídia, tem o poder de mover as grandes massas. A mídia é capaz de guiar uma sociedade como ela bem entender. Hitler, é talvez o maior exemplo deste fato. O povo alemão era bombardeado por todos os meios de comunicação, com mensagens, extremamente expositivas dos ideais nazistas. E o resultado todos nós sabemos.

       Como futuros publicitários que somos, devemos "colocar a mão na consciência" e refletir sobre o que estamos pretendendo. Auxiliar na educação certa de nossa nação? Não será possível sobreviver tentando trazer coisas boas às pessoas? Precisamos realmente nos rebaixar ao lixo para chegarmos ao topo? Tudo é difícil. Nada é fácil na vida das pessoas. Não é no primeiro tombo que aprende-se a caminhar. Acredito piamente que se houvesse uma maior conscientização de todos os meios de comunicação e seus profissionais a respeito de suas importâncias na formação e educação da sociedade, talvez pudéssemos realmente fazer algo pela melhoria de nossas vidas. E certamente não seria pouco. Seria sim, um primeiro passo, acertado, de uma longa caminhada rumo a um mundo mais justo e melhor.

Citando Sócrates:

"Não sabe que a ninguém concederei a glória de ter vivido melhor nem com maior alegria do que eu? Pois na minha opinião vive de maneira ótima quem, da melhor maneira, se esforça em transformar-se em ótimo, e com sua alegria quem tem mais vivo o sentimento de estar se transformando continuamente em melhor!"

    Envie sua opinião para:
     Autor: Josias R. Wagner
     josias@alavip.com.br

     << Voltar

 

 

 
Notícias Vip

 
Se você quiser
receber notícias Vip,
cadastre-se:

 
O 1º Portal Catarinense de Publicidade e Propaganda