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 Literatura Útil  

      Literatura útil é outra área desenvolvida partindo da solicitação de nossos visitantes. Se você conhece bons livros ligados a alguma área da Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema, etc. preencha o formulário abaixo e permita que outras pessoas tenham acesso ao conhecimento:

Livro:
Autor:
Editora:
Ano:
 

Últimos Títulos

Título: A mídia e a modernidade - uma teoria social da mídia
Autor: John B. Thompson
Editora: Vozes
Ano: 2001 Edição: 3
Páginas: 261
Sinopse: O autor desenvolve aqui uma teoria social da mídia e de seu impacto. Sustenta que o desenvolvimento da mídia transformou a constituição espacial e temporal da vida social, criando novas formas de ação e interação não mais ligadas ao compartilhar de um local comum.

Título: A Evolução do Texto Publicitário
Autor: João Carracosa
Editora: FUTURA
Páginas: 192
Sinopse: A publicidade tem por função chamar a atenção do consumidor para as qualidades dos produtos ou serviços que anuncia. A evolução do texto publicitário apresenta as técnicas convencionais de persuasão, além de analisar um novo e excelente recurso usado para isso: a rede semântica. Ela faz uso da técnica do 'palavra-puxa-palavra', ou seja, a livre associação de palavras, a partir de um paradigma, com a finalidade de envolver o consumidor, facilitando a memorização do produto. O autor faz um breve histórico da propaganda no Brasil e analisa dezenas de anúncios da mídia impressa, indicando onde se encontram as redes semânticas.

Título: Formei-me em Publicidade. E agora?
Autora:
Taís Leão
Editora:
NOBEL
Páginas:
69
Sinopse:
Nesta obra, sem similar no mercado, Taís Leão, publicitária com larga experiência em treinamento de estagiários, traça as linhas de conduta para quem está iniciando sua vida profissional. Em tom coloquial, o que torna mais fácil a leitura, ela examina, entre outras coisas, características pessoais como discrição, seriedade, disponibilidade, paciência e disciplina no contexto de trabalho.

Título: Propaganda Ilimitada
Autor: Francesc Petit
Editora: Siciliano
Ano: 2000 Edição: 9
Páginas: 199
Sinopse: Os fundamentos, macetes e procedimentos para Quem deseja ingressar no mundo da propaganda. Um guia escrito por um dos maiores publicitários do país, que revela sua filosofia do negócio e, sobretudo, de vida.
O livro de Petit é um verdadeiro manual para os estudantes de propaganda. Ele aborda todos os conceitos importantes do mundo da propaganda, não se esquecendo de nenhum detalhe. Enfim, é um verdadeiro manual de propaganda.
Demais títulos pesquisados:

Criação

Título: As Mentiras na Propaganda e na Publicidade
Autor:
Durandin, Guy
Editora:
Sol e Chuva
Sinopse:
A propaganda e a publicidade têm a função de modificar a conduta das pessoas e dos grupos a que se dirigem. Um dos principais meios que para isso utilizam é dar informações, ou escondê-las. O problema prático é saber em que medida as informações que nos oferecem são verdadeiras ou falsas. Guy Durandin acredita que a propaganda e a publicidade não se reduzem à mentira. Mas reuniu um grande número de casos envolvendo mentiras e analisou seus procedimentos.

Título: CRIATIVIDADE EM PROPAGANDA
Autor:
Roberto Menna Barreto
Editora:
Summus
Sinopse:
Um livro que põe o cérebro do leitor em movimento. Incrivelmente absorvente do primeiro ao último capítulo. Cheio de casos reais e testes práticos e inéditos. Consagrado no gênero. Ideal não só para publicitários, mas também para os que consomem tudo o que os publicitários anunciam.

Título: CONTATO IMEDIATO COM CRIAÇÃO DE PROPAGANDA
Autor:
Julieta De Godoy Ladeira
Editora:
Global
Ano:
1997

Design

Título: Uma Introdução à História do Design
Autor: Denis, Rafael Cardoso
Editora: Edgard Blucher
Ano: 2000
Edição: 1
Páginas: 239
Sinopse: Um dos poucos textos acadêmicos sobre a história do design a partir de um olhar nacional. Sem desprezar o desenvolvimento global desse campo, o autor realiza um estudo sobre sua evolução ao longo do século. E se concentra no trabalho de profissionais brasileiros.

Título: Design para Quem Não é Designer
Autor: Williams, Robin
Editora: CALLIS
Ano: 1995
Edição: 5
Páginas: 144
Sinopse: O livro introduz ao design e a diagramação, através dos 4 princípios básicos do design: proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Usando exemplos de "antes" e "depois", estimula o leitor a fazer suas próprias experiências. Traz também o básico sobre: tipologia, serifa, estilo, peso, tamanho.

Texto Publicitário

Texto Publicitário: Dicas não são receitas.
Sievert, Marilde.
Blumenau: Edifurb, 2001.

A Evolução do Texto Publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade.
Carrascoza, João Anzanello.
São Paulo: Futura, 1999

Publicidade: a linguagem da sedução.
Carvalho, Nelly de.
São Paulo: Ática, 2000

Propaganda Institucional

Propaganda Institucional: nova arma estratégica da empresa.
Gracioso, Francisco.
São Paulo: Atlas, 1995

Propaganda Institucional: usos e funções da propaganda em Relações Públicas.
Pinho, J.B.
São Paulo. Summus, 1990.

Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégicas, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas.
Rego, Francisco Gaudêncio Torquato.
São Paulo: Summus, 1986.

Internet e Mídia Eletrônica

Título: Web Design para Não-Designers
Autor: Williams, Robin
Editora: Ciência Moderna
Ano: 2001
Edição: 1
Páginas: 304
Sinopse: Dicas práticas, técnicas e exemplos para criar, publicar e colocar seu site no ar. A segunda edição atualizada ensina os fundamentos do design para web, como preparar imagens e animações, escolher boas cores, usar diferentes formatos de arquivo, testar e corrigir o site, atualizá-lo e promovê-lo.


Título: PUBLICIDADE NA INTERNET
Autores: Robbin Lee Zeff & Brad Aronson
Editora: Campus
Ano: 2000
Sinopse: Dicas sobre como utilizar melhor a publicidade na Internet e quais as maneiras de tornar um site mais eficiente e mais visitado. Os autores ensinam internautas experientes e iniciantes a tirar melhor proveito da rede no que diz respeito a marketing e publicidade.

O Labirinto da Hipermídia. Arquitetura e navegação no ciberespaço.
LEÃO, Lucia.
São Paulo, Iluminuras/Fapesp, 1999.

O que é virtual?
LÉVY, Pierre.
São Paulo: Ed. 34, 1996.

Na malha da rede: os impactos íntimos da Internet.
NICOLACI-DA-COSTA, Maria.
Rio de Janeiro: Campus, 1998.

A vida no ecrã. A identidade na Era da Internet.
TURKLE, Sherry.
Lisboa: Relógio d'água Editores, 1997.


Comércio Eletrônico.
ALBERTIN, Alberto Luiz.
São Paulo: Atlas, 2000.

Comércio Eletrônico (e-commerce)
THIAGO, Heitor Blum S.
Florianópolis: 1999.

MEIO DIGITAL
Editora M&M, Junho 2000.

PESQUISA CADE?/IBOPE.
Perfil do Internauta Brasileiro, 2000.

Mídia

Título: CONTATO IMEDIATO COM MÍDIA
Autor: Mizuho Tahara
Editora: Global


A Mídia e a Modernidade. Uma teoria social da mídia.

THOMPSON, John B.
Petrópolis: Vozes, 1998.

Ateliê da Aurora - criança, mídia e imaginação: uma proposta de metodologia para construção de uma publicação na Internet. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção,
TUYAMA, Laura.
UFSC, Florianópolis, 2000.
 http://www.aurora.eps.ufsc.br 

Promoção e Merchandising

Título: Merchandising no ponto-de-venda
Autor: Regina Blessa
Editora: Atlas
Ano: 2001
Sinopse: Este livro apresenta de forma prática as respostas para garantir seu sucesso nos pontos-de-venda em tópicos como técnicas de merchandising, ações promocionais, materiais para PDV, compra por impulso, exibitécnica, vitrinismo, operação de loja, auto-serviço, percepção visual, comportamento do consumidor, mão-de-obra promocional e Código de Ética - Popai-Brasil.
Preciosas dicas para quem quer conquistar seus clientes, mostrando os fundamentos indispensáveis da exposição de produtos e ambientes nos pontos-de-venda.

Título: Merchandising no varejo de bens de consumo

Autor: Joaquim Caldeira da Silva
Editora: Atlas
Ano: 1990 - 1ª edição
Páginas: 160
Sinopse: Ao tratar especificamente das operações de emprateleiramento e exposição de bens de consumo em lojas de varejo, principalmente nas que operam por auto-serviço, este livro concilia teoria e prática, mostrando como é possível concretizar diversas propostas no setor.
O livro historia o aparecimento do merchandising como ferramenta de vendas, levando em conta a nova modalidade do auto-serviço nas operações varejistas. O autor não duvida em considerar o merchandising como a mais moderna opção da Administração de Marketing.

Título:
CONSUMIDOR VERSUS PROPAGANDA
Autor: Gino Giacomini Filho
Editora: Summus
Sinopse: Os principais conceitos referentes ao consumerismo, marketing e merchandising, acompanhados de uma visão histórica da defesa do consumidor no Brasil e em outros países. Como apêndice, o novo Código Brasileiro de Defesa do Consumidor devidamente analisado.

Promoção de Vendas.

Marc Legrain.
São Paulo. Makron Books, 1992.

Marketing Promocional.
William A Robinson.
São Paulo. Makron, 1993.

Marketing Promocional: Descobrindo os segredos do mercado.
Antonio R Costa.
São Paulo. Atlas, 1996.

Marketing - Técnicas de Organização e Promoção.
Luis Pinheiro e outros.
Lisboa, Ediber, 1991.


Guia da Promoção.

Jorge L Brolio.
São Paulo. Yucas, 1992.

Produção Eletrônica

O filme publicitário.
Leighton Gage e Claudio Meyer.
São Paulo: Atlas, 1991

Guia Prático do Vídeo.
Roland Lewis.
Lisboa: Editora Presença, 1991

Propaganda é isso aí!: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários.
Zeca Martins.
São Paulo: Futura, 1999

On Câmera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC.
Harris Watts.
São Paulo: Summus, 1990.

Marketing

Título: CRM: Customer Relationship Management: o Revolucionário Marketing.
Autor: RONALD SWIFT
Editora: Campus
Ano: 2001
Páginas: 493
Sinopse: O autor mostra como integrar pontos de contato com os clientes, tais como pontos de varejo, de web, telemarketing, centras de atendimento e mala direta, entre outros. Traz todas as dicas de como gerenciar um relacionamento entre cliente e empresa, tornando-o um consumidor fiel.

Título: CRM - Customer Relationship Management - Conceitos e Estratégias

Autor: Luiz Claudio Zenone
Editora: Atlas
Ano: 2001
Sinopse: A famosa arte de manter o cliente satisfeito está obrigando o marketing a conviver com a informática e entender o processo organizacional. Essa é a razão de ser do Customer Relationship Management (CRM), que é a união dos avanços da tecnologia que permitem analisar e avaliar a Base de Dados com o novo pensar em marketing, possibilitando o tão sonhado atendimento personalizado, ou seja, fidelizar clientelas.

Marketing Promocional.

William A Robinson.
São Paulo. Makron, 1993.

Marketing Promocional: Descobrindo os segredos do mercado.
Antonio R Costa.
São Paulo. Atlas, 1996.

Marketing - Técnicas de Organização e Promoção.
Luis Pinheiro e outros.
Lisboa, Ediber, 1991.


Marketing, Planejamento e Marcas
Gerenciando o valor da marca.

AACKER, David A. Marcas. Brand Equity.
São Paulo: Negócio Editora, 1998.

Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Complementação e Controle.
KOTLER, Philip.
5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Princípios de Marketing.
KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary.
Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1993.

Consumer Behavior. Buying, having and being.
SOLOMON, Michael.
Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey, 1998.

Marketing Institucional. O mercado de idéias e imagens.
VAZ, Gil Nuno.
São Paulo: Pioneira, 1995.


Televisão

A criança diante da TV: um desafio para os pais.
BASTOS, Laura.
Petrópolis, Vozes, 1988

No túnel do tempo: uma memória afetiva da televisão brasileira.
ESQUENAZI, Rose.
Porto Alegre, Artes e Ofícios, 1993

A televisão levada a sério.
MACHADO, Arlindo.
São Paulo, Editora Senac, 2000

O carnaval das imagens: a ficção na TV.
MATTELART, Armand e Michele.
França, Editora Brasiliense, 1989

Uma análise comunicacional da televisão na escola.
In: LITWIN, Edith (org.) Tecnologia educacional: política, histórias e propostas.
ROIG, HEBE. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Rádio

Título:
RÁDIO - INSPIRAÇÃO, TRANSPIRAÇÃO E EMOÇÃO - 2ª edição
Autor:
Cyro César
Editora:
IBRASA - Instituição Brasileira de Difusão Cultural Ltda.
Sinopse:
Rádio - Inspiração, Transpiração e Emoção é um trabalho inédito e inovador tratando de assuntos relevantes dentro do campo da locução no rádio, motivando o interessado a desenvolver seu potencial. Mostra todas as transformações por que passou desde o primeiro rádio de galena até os dias de hoje, retratando ao mesmo tempo, a evolução que ocorreu nos estúdios, na locução e na forma de se posicionar no ar.

Título: HISTÓRIAS QUE O RÁDIO NÃO CONTOU - 2a edição
Autor:
Reynaldo C. Tavares.
Editora:
HARBRA ltda.
Ano:
1999.
Sinopse:
Na trilha que sublinha a leitura, a voz de Heron Domingues, no Repórter Esso, Francisco Alves, o Rei da Voz, As Rainhas do Rádio Emilinha Borba, Marlene, Dalva de Oliveira e Ângela Maria. O caboclinho querido, Silvio Caldas, os clássicos da febre Orlando Silva nas décadas de 40 e 50. Cezar de Alencar, Paulo Gracindo e Manuel Barcelos comandando seus programas de auditório. Histórias que o Rádio não Contou é um livro para ser lido, ouvido e apreciado com os olhos da saudade e as antenas do coração.

Título: RÁDIO: O VEÍCULO, A HISTÓRIA E A TÉCNICA
Autor: Luiz Artur Ferraretto
Editora: SagraLuzzatto
Sinopse: Descreve o funcionamento de uma emissora, conta a história da radiodifusão e detalha as técnicas de redação, edição, reportagem, entrevista, produção, apresentação e locução. Aborda o texto informativo, interpretativo e opinativo, trazendo ainda, um guia de utilização da Lingua Portuguesa.

Propaganda Subliminar

Propaganda Subliminar Multimídia.
CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara.
2. edição, São Paulo, Summus Editorial, 1992.

Propaganda Subliminar Multimídia. Anuário de Inovações em
Comunicação e Artes.

ECA-USP, 1991, p.343-353.

Subliminal for a new world . Comunication for a new
world: brasilian perspectives

edited by José Marques de Mello.
ECA-USP , 1993. p.77-87.

Teoria da Comunicação Subliminar. Trajetória e questões
contemporâneas da publicidade brasileira

org. por J. B. Pinho.
São Paulo, Intercom, 1995. p.147-161.

Economia - Mercosul

Para entender o Mercosul.
MAGNOLI, Demétrio & ARÁUJO, Regina.
São Paulo, Editora Moderna Ltda., 1995.

 
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