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 Rádio 

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O Cacique é um dos primeiros modelos de rádio nacional!
       O rádio é um meio de comunicação extraordinariamente ágil, que permite transmitir as mensagens da forma mais oportuna. Ele acompanha as pessoas enquanto realizam outras atividades, como trabalhar, estudar ou dirigir. É capaz de se integrar ao mundo de cada ouvinte, potenciando sua imaginação e pode, além disso, popularizar os jingles com mais rapidez do que a televisão e por menos dinheiro. Os custos de produção são econômicos, comparados com os de outros meios de comunicação, e por isso podem ser dadas mais mensagens publicitárias diferentes, dentro de cada campanha.

90% dos lares brasileiros possuem rádio. Isso sem contar os chamados rádios móveis, rádios no local do trabalho, etc.

É considerado um "veículo de fundo". Na maioria das vezes a pessoa está fazendo outra coisa e ouvindo rádio ao mesmo tempo. Dificilmente ouvir rádio simplesmente é a atividade principal.

Das 3000 rádios espalhadas pelo país, cerca de 1300 são FM e 1700, AM.

As FM, são voltadas ao público jovem, das classes A, B e C.

As AM, tem maior cobertura geográfica e progamação mais eclética.

Em qualquer lugar que se esteja, sempre haverá uma rádio. Por menor que seja este lugar, sempre conseguiremos sintonizar uma rádio.

O rádio é um veículo barato comparado aos outros.

Vem sofrendo mudanças, trabalhando em áreas específicas além de estar integrando-se com a internet.

Institucional em rádio? Use jingles.
Spots são mais indicados para vendas.

Pontos positivos:

  • poucos investimentos em termos absolutos;
  • rapidez na colocação da mensagem
  • grande freqüência de exposição devido ao baixo custo unitário.

Pontos negativos:

  • devido a baixa cobertura por mensagem, numa campanha ampla, é necessário maior freqüência de comerciais para aumentar a cobertura.

Redes de rádio são eficazes alternativas de mídia:
Uma rede de rádio é formada quando várias emissoras de um mesmo grupo, passam a transmitir uma programação única em determinado horário. Isso faz com que a área de abrangência seja bem maior, viabilizando a veiculação de propagandas que pretendem atingir um número maior de pessoas.

As principais redes nacionais são:

  • American Sat
  • Antena 1
  • CBN
  • Gaúcha
  • Jovem Pan
  • Rede Bandeirantes AM e FMs
  • Rede Transamérica
  • Trans

 

 
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