::: Quer Saber? :::
:: Publicidade
::::: O básico
::::: Campanha
::::: Conceituando
::::: Criatividade
:: Agência
::::: O básico
::::: O que é?
::::: Estrutura
::::: Briefing
:: Mídias
::::: Televisão
::::: Rádio
::::: Impressos
::::: Cinema
::::: Internet
::::: Mídia Externa
:: Marketing
::::: O que é
:::::
Esportivo
::::: de Interrupção
:: Merchandising
::::: O que é
:::::
PDV
:: Subliminar
::::: O que é?
::::: Como funciona
::::: Tipos de...
::::: Cores
::::: Exemplos
:: Design
::::: O que é?
::::: Exemplos
:: Cases
::::: O que é?
::::: Caldo Maggi
::::: Delícia
:: Curiosidades
::::: Diversas
::::: Glossário
::::: Eu, etiqueta
::::: Curtas
::::: Cultura Inútil

 

 Características do Rádio 

::: Divisões :::
:: Características


        O rádio é um dos veículos nos quais mais se investe em propaganda no Brasil. Ele é um veículo popular por excelência, considerando-se o índice de analfabetismo ainda dominante. Ele é um veículo tipicamente local. 

        A propaganda através do rádio pode ser feita, numa emissora, em caráter exclusivo, quando o anunciante patrocina um programa de 5, 12, 25 e 55 minutos, ou mais, como por exemplo, nas transmissões esportivas.

        As mensagens comerciais também podem ser irradiadas entre os programas, ao lado umas das outras, em seqüência. Sob esta forma, a propaganda assume diversas espécies, variando seu tempo de 15”, 30” ou 60” e apresentando a mensagem cantada ou falada, gravada ou não.

        A mensagem de propaganda pelo Rádio pode tomar várias formas, das mais simples às mais complexas:

  • O Texto - é a mais simples e a mais pura das formas de mensagem pelo Rádio. É a mensagem que é lida por uma só voz. É um apelo de vendas franco e direto, simples e objetivo.
  • A Mensagem Dialogada  -  é aquela em que duas ou mais pessoas realizam uma conversação na qual são expostas as vantagens de um produto, suas razões de compra e seus apelos de venda.
  • A Mensagem Dramatizada  -  Como a forma dialogada, na mensagem dramatizada aparecem várias vozes, mas encarnando personagens de uma história ou de uma fantasia.
  • A Mensagem Com Efeitos Sonoros  -  é um texto ou diálogo, com uma ou várias vozes, mas enriquecido por efeitos musicais ou simplesmente sonoros.

  • O “Jingle”  -  é a forma mais popular das mensagens de Rádio. Uma combinação harmoniosa de música e de letra , formando uma mensagem comercial que se assemelha a uma pequena canção.

 

 
Notícias Vip

 
Se você quiser
receber notícias Vip,
cadastre-se:

 

O 1º Portal Catarinense de Publicidade e Propaganda