::: Menu :::
:: Colunas
:: Artigos Técnicos
:: Vip Links

::: Tá na Mídia :::
 

 AlaVip é a entrevistada... 

Entrevista concedida ao programa BrainStorm (hoje, "Tá na Mídia") da TV Galega de Blumenau em 01/12/2000

Élton - Mais conteúdo, debates, fórum, cinema, rádio, TV, mídia impressa, curiosidades. Esses são alguns dos assuntos do 1º portal catarinense de publicidade e propaganda, a AlaVip. Nesse primeiro bloco do Face to Face temos aqui o Josias Rafael Wagner (Web Designer) e o Juliano Russi (Redator). Os outros três integrantes participarão do segundo bloco. Como começou a AlaVip?

AlaVip - Começou como uma brincadeira em sala de aula.

Élton - Brincadeira? Mas que tipo de brincadeira?

AlaVip - No começo da faculdade, durante as aulas, havia uma certa "disputa" com alguma meninas da sala, no que dizia respeito as notas. Em algumas ocasiões nossas notas eram semelhantes ou um pouquinho melhores que as delas, e elas se queixavam pois nunca nos viam estudando. E, na maioria dos casos, nossa resposta era algo parecido com: "nós somos VIP's, não precisamos estudar. Somos o pessoal VIP, a ala VIP da sala". E na base da repetição o nome começou a "pegar" e a AlaVip está aí hoje. Daí então surgiu a idéia de criar um site nosso.
Como a gente tinha um espaço pra veicular isso, e o Josias já era Web Designer, resolvemos montar um site, pequeno a princípio. Ele era mais voltado pra alunos, e tinha os mais diversos assuntos, como cinema, rádio, humor, fotos dos calouros, música, etc. Como a gente ainda estava no começo do curso, ainda se habituando com esse mundo novo pra nós que é a publicidade, nunca tinha pintado a idéia de assumi-lo como um negócio profissional.
No começo era todo voltado para Publicidade e Propaganda. Ele só havia sido divulgado em sites de busca. Nesse formato, recebíamos a média de 150, até 200 visitas por mês. Eram estudantes, professores, profissionais da área enviando sugestões, idéias, etc. Todo esse material fez que com a gente desenvolvesse outras áreas no site e sonhasse com outras tantas que ainda estão por vir.

Élton - Ontem (30/11/2000) foi o lançamento no SENAI de Blumenau. Infelizmente para vocês não houve apoio das agências de propaganda, o que já está virando rotina. O trabalho foi ótimo. Vocês desenvolveram um cenário, cartazes, banners, botons, mouse-pads, enfim, elementos que apresentam e dão estrutura ao que é o site.

AlaVip - A gente já vinha recebendo vários e-mails e muitas sugestões na própria sala de aula, mas esse trabalho de marketing foi o estopim para a gente acordar e lançar o site. Nós procuramos e não encontramos nada parecido com a nossa proposta. Essa nossa área - publicidade e propaganda - é um segmento muito carente de referências bibliográficas, de material de pesquisa, e até mesmo de canais que divulguem as novidades do mercado. Na internet, o que mais encontramos são sites de agências, produtoras, free lancers, etc. Mas sites de alunos, feitos pra alunos são raríssimos. Então concluímos que seria uma fatia interessante que poderíamos preencher.

Élton - Vocês até agora deram ênfase a parte de alunos. Mas o site não é só pra essa finalidade. Vocês tem um material bastante abrangente. Falem mais pra nós das outras áreas do site.

AlaVip - No site temos um fórum de discussão, cases....

Élton - Explica pro pessoal o que são cases, pois nem todo mundo está habituado com essa linguagem da publicidade.

AlaVip - Cases são "casos" de sucesso, ocorridos no mundo publicitário. São exemplos de campanhas que surtiram grandes efeitos para seus clientes, campanhas essas que mais tarde são estudadas e servem como modelo para outros publicitários.
Além disso temos o fórum de discussão. Ali são colocados temas da área, para que o pessoal que navega possa interagir com a gente. Queremos também desenvolver um canal funcional, que promova uma maior integração entre Agência e Estudante. Queremos deixar o universitário por dentro de tudo o que está rolando na nossa realidade regional. Como pretendemos fazer isso? Vamos solicitar algum material às agências, deixando-os expostos no site, para que quem consulte saiba o que está acontecendo de mais recente nesse mundo, e que o próprio aluno se sinta mais motivado, conhecendo o que se faz hoje, sabendo o que vai precisar fazer pra entrar no mercado.

Élton - As agências, costumam formar um círculo um pouco fechado. Existe até um círculo, um clube aí, o Clube de Criação que é bastante fechado. E não me venham dizer que é aberto, pois não é. Acredito que eles deveriam pelo menos divulgar mais o que acontece nesse clube, pois quem está fora é o principal interessado no que eles estão fazendo, naquilo que estão criando. O BrainStorm, por exemplo, está no ar há três anos e até hoje não recebeu uma nota sequer do Clube de Criação, divulgando o que eles estão fazendo. Atitudes como essa levam a crer que nada está sendo feito. Mas acho que alguma coisa deve acontecer. Vamos tentar. Pode ser que essa iniciativa de vocês faça com que eles acordem, afinal vocês já apresentaram uma série de idéias que só vem a valorizar o serviço de vocês e o deles. E esse serviço de vocês, essa mão na roda, é gratuita. É uma idéia excelente.

AlaVip - O que a gente realmente conta é com essa parceria. O que queremos é penetrar nesse mundo. No nosso ponto de vista, também temos uma parcela de culpa. Muitos alunos (não todos), não tem interesse em participar de eventos, entrar em contato com agências, etc. Infelizmente nem todos correm atrás, e essa relação com as agências acaba ficando enfraquecida.

Élton - Vocês também se enquadravam nisso, pois o site começou como brincadeira, e até então vocês também não tinham acordado.... (risos)

AlaVip - A gente só tem a agradecer a oportunidade que você está nos dando, porque sabemos que muitos estudantes nem sempre tem acesso a este meio...

Élton - O problema é que muitos estudantes, as vezes, acabam nos procurando em cima da hora, deixando-nos em segundo plano. E nós, que temos o programa, que dedicamos a ele todo nosso suor, que temos plena consciência de sua qualidade, não gostamos de ser tratados assim.

AlaVip - O que podemos dizer é que o trabalho vai ser feito da melhor forma possível, com toda a dedicação e empenho. Não queremos que o site seja apenas pra quem está na área. Afinal, quem não gosta de ver um comercial bem feito, quem não fica impressionado com uma campanha bem produzida? Então, queremos fazer algo que atinja o maior número de pessoas possível.

Élton - É o que eu costumo dizer, a publicidade está em tudo.

(intervalo)

Élton - Nesse segundo bloco do Face to Face estamos com a "Segunda" parte da AlaVip. O Cristiano Sieves (web designer), o Rodrigo Dias (redator) e o Fernando Tomei (redator).

AlaVip - Tentamos lançar o site da melhor forma possível. A apresentação no SENAI foi um sucesso, e inclusive já houve uma certa repercussão. Estamos com bastante material para o ano que vem, com propostas novas...

Élton - Dá pra perceber que vocês realmente se prepararam pra isso. Vieram todos uniformizados, com botons e tal. Mas será que isso tudo, não seria aquele empolgação de estudante? Será que com o tempo, e vocês vendo que a coisa vai começar a ficar séria, não há risco de diminuir esse tesão?

AlaVip - Achamos que não. O que nos motiva são os vários e-mails que recebemos, com sugestões e tal. Ontem mesmo na apresentação, as poucas agências que foram vieram falar com a gente. Uma inclusive comentou da dificuldade que eles tem em conseguir informações sobre mídias alternativas...
Além disso tem a própria questão da internet, que é uma mídia nova. Tudo que é feito pra internet é absolutamente novo, não há modelo pra se copiar, tudo tem que ser feito do seu jeito. Nós vamos fazer o possível para cada vez mais tentar trazer coisas novas pro site. A gente tem projetos bem ousados. Temos que levar em conta que isso é um projeto totalmente novo em SC. Em outros estados até temos algo similar, mas aqui no estado não achamos nada parecido.

AlaVip - ... o que também queremos com o site é tirar esse estigma de que o pessoal de publicidade é acomodado. Infelizmente existem poucos eventos feitos pelos e para os alunos, e mesmo assim não prestigiados em sua totalidade, como o Talento Universitário e o Prêmio Profissionais de Comunicação. Só pra citar outro exemplo, esse ano nem tivemos a Arena de Comunicação, que é a "semana" do nosso curso. Para tentar pelo menos dar a nossa parcela de contribuição é que criamos alguns espaços para interação como fórum, debates, crônicas, etc., não só para fins induviduais, mas para que as agências conheçam os alunos. O site é um canal para também os alunos mostrarem suas potencialidades, para as agências terem idéia do tipo de profissional que elas terão a sua disposição no mercado de trabalho. Queremos que o site seja útil para o mercado da região...

Élton - E como funcionarão as atualizações. Vocês estão fazendo diariamente?

AlaVip - Agora que o site está ficando um pouco mais "sério", pretendemos fazer as atualização o mais rápido possível, dependendo da necessidade.
Mudando de assunto, gostaríamos de agradecer ao professor Édson, que talvez tenha sido o nosso maior incentivador. Na realidade esse lançamento foi parte de um trabalho da disciplina de Marketing. Tínhamos que lançar um produto, de conformidade com o que vimos em sala de aula. O produto podia ser fictício ou real. Então pensamos, porque não lançar o site...

Élton - Vamos explicar o porque do apoio e do incentivo que estamos dando ao site da AlaVip. Até hoje, já foram quase 150 programas em três anos de existência do Brainstorm. Muita coisa boa aconteceu nesses 150 programas, muita gente boa passou por aqui, falando de vários assuntos interessantíssimos para quem está cursando publicidade, jornalismo ou mesmo para quem gosta dessa área. E o pessoal da AlaVip vai estar inserindo no site o que de melhor aconteceu nesses 3 anos. Você vai poder entrar no site e ler as melhores entrevistas do quadro face to face. E, certamente, quando tivermos o lançamento do novo programa, o "Ta na Mídia", continuaremos com esta parceria, para que você possa tirar de nossas entrevistas o que lhe for de interesse.

AlaVip - Queríamos agradecer à TV Galega, pois, quando pensamos num meio eficaz para tentar mostrar o nosso site, o primeiro nome que nos veio a cabeça foi o da TV Galega. Ela representa e apresenta como nenhum outro canal a imagem da nossa cidade.

Élton - Agora é continuar o trabalho e ver o que rola... Boa sorte para vocês!

 

 
Boletim Tá na Mídia

 
Se você quiser
receber as manchetes
dos programas
semanais do
Tá na Mídia,
cadastre-se:

 
O 1º Portal Catarinense de Publicidade e Propaganda