::: Menu :::
:: Colunas
:: Artigos Técnicos
:: Vip Links

::: Tá na Mídia :::
 

Entrevista com Fernando Palermo, Diretor de Criação da Mercado Propaganda e Marketing.

A Mercado Propaganda e Marketing é uma das maiores agências do sul do país, com 12 anos de experiência no mercado e sede em Florianópolis. Ela também é coligada a Salles D'Arcy, um grupo de comunicação francês, com sede brasileira em São Paulo e que está presente em 30 cidades brasileiras e em 75 paises no mundo.

Fernando Palermo tem 23 anos de experiência como redator, e os 3 últimos como Diretor de Criação. Ao longo da sua carreira ele já recebeu 130 prêmios regionais, nacionais e internacionais.



Elton: Que parceria boa essa com a Salles D'Arcy não é Fernando?

Fernando: Realmente é uma união muito forte. Com essa parceria nós temos acessos a muitas informações de todos os mercados onde o grupo Salles D'Arcy atua. É uma troca de serviços e de informações muito grande. Inclusive nós atendemos em conjunto alguns clientes.

Elton: E como se deu essa parceria, como pintou esse convite?

Fernando: Eles tem uma rede de coligadas no Brasil inteiro. Eles observam e selecionam uma agência em cada estado. Aqui em Santa Catarina foram observados os trabalhos de várias agências e a Mercado foi a escolhida para receber o convite. Além da troca de informações, um "casamento" desse tipo nos proporciona oportunidade de treinamento e capacitação profissional. Nós podemos mandar pessoas para São Paulo para fazerem estágios, etc.

Elton: A Mercado Propaganda e Marketing usa como ferramenta única e exclusiva de trabalho o E-JOB. Explique pra nós o que é isso!

Fernando: O E-JOB é um ambiente virtual hospedado no site da Mercado Propaganda. É mais ou menos como se o cliente tivesse uma sala dentro da nossa agência e também como se a gente tivesse uma cadeira cativa na sede do cliente. Cada cliente tem uma sala exclusiva de conversação, que ele acessa através de uma senha, e por onde ele pode, a qualquer hora do dia, entrar em contato com a Mercado. Ele está lá, trabalhando, e ao mesmo tempo pode estar conversando com o Atendimento, a Criação e outros departamentos da agência. Pode enviar-nos solicitações de serviço e nós podemos mostrar pra ele como estão as peças e o andamento da campanha. Na mesma hora ele pode ir nos dizendo se está gostando ou não, se prefere alterar esse ou aquele detalhe, etc. Isso nos traz uma série de vantagens, mas as principais são agilidade e economia.

Elton: O que a agência quer dizer quando ela se auto-denomina uma "Agência especialista na construção e fortalecimento de marcas"?

Fernando: Na realidade não é uma especialidade; é uma preocupação! Hoje em dia não basta vender. É preciso fixar a marca na cabeça do consumidor e construir uma imagem forte. O preço baixo é tão somente uma equação matemática. O que realmente fica e o que decide é a imagem e a nossa preocupação nesse sentido é constante. Além de resolvermos o problema específico do cliente naquele momento, toda peça que fazemos é concebida com o intuito também de contribuir de alguma forma no processo lento que á a construção e a consolidação de uma marca.

Elton: Vamos agora falar um pouco das experiências do profissional Fernando Palermo. Como foi pra você participar como roteirista da Série "Santa Catarina, 100 anos de história"(*)?

Fernando: Foi um trabalho muito bom de ser feito, mesmo tendo sido longo e cansativo. A equipe de produção era muito boa. Eu tinha contato com alguns dos produtores e um deles me convidou para fazer o roteiro de um capítulo. Eles gostaram e me convidaram para mais um. Depois disso me convidaram pra participar como roteirista da série inteira e eu não saí mais. Eu recebia o material da equipe de pesquisa e fazia os textos. Isso foi uma experiência diferente e que foi bom não só no sentido de que me proporcionou conhecer muito sobre a história de Santa Catarina como me deu a oportunidade de atuar numa área um pouco diferente da propaganda. Às vezes é bom realizar trabalhos que tenham outros focos que não o da publicidade, até como forma de crescimento pessoal e profissional.

Elton: Um dos grandes clientes de vocês e que deve dar muita dor de cabeça - no bom sentido - é a Casa Feliz(**). Realmente eles dão trabalho?

Fernando: É um trabalho diário. Todos os dias temos "jobs" na mesa. E nós participamos ativamente desde a criação dos cenários até as conversas com os ganhadores. Nós temos uma equipe que entrevista cada ganhador (há um contemplado por dia) e ficamos sabendo de todas as histórias deles. A partir disso nós podemos selecionar o material que será utilizado na campanha. Não dá pra citarmos todos os ganhadores, então selecionamos aqueles com as histórias mais ricas, com mais peculiaridades.

Elton: Voltando a falar um pouco sobre você, diga pra nós como é ser calouro na universidade? Que coisa louca isso... Rola muito aquele papo de "tio"?

Fernando: Eu já falei pra molecada que quem me chamar de tio não ganha oportunidade de estágio (risos). Eu posso dizer que é uma experiência nova. Mesmo depois de 23 anos de mercado você sempre tem o que aprender e essa entrada na universidade é além de tudo uma fonte de energia e principalmente informação. E todo mundo sabe que informação é tudo na nossa profissão.

Elton: Fale pra nós um pouco das perspectivas quanto ao mercado. Os clientes estão investindo menos como se tem comentado por aí?

Fernando: Realmente os anunciantes por enquanto estão com o "freio de mão puxado". Muitos deles ainda estão com a expectativa das mudanças que possam ocorrer com os resultados das eleições, então os investimentos estão um pouco aquém do que se esperava. Mas isso, em ano de eleição, é normal.

Elton: Bom Fernando, muito obrigado pela entrevista e mande um abraço a toda a equipe da Mercado Propaganda e Marketing.

(*) A Série Santa Catarina, 100 anos de história foi um programa produzido e exibido pela RBSTV para o estado de Santa Catarina e que durou quase dois anos. Esse programa retratava em capítulos diários pequenos trechos da história catarinense. História, arte, cultura, personalidades e todos os fatos marcantes da história até os dias atuais eram mostrados de forma nunca antes exibida na televisão. A série teve até a participação de atores globais, como Paulo José.

(**) A Casa Feliz é um plano de sorteios que diariamente distribui prêmios como casas, carros e quantias em dinheiro. Além disso ele beneficia mais de 100 entidades. Os sorteios só valem para o estado de Santa Catarina.

29/06/2002

 
Boletim Tá na Mídia

 
Se você quiser
receber as manchetes
dos programas
semanais do
Tá na Mídia,
cadastre-se:

 
O 1º Portal Catarinense de Publicidade e Propaganda